A operação foi realizada na terça-feira (3), quando agentes da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Ambiental identificaram uma casa isolada no Parque Estadual da Serra do Mar, acessível apenas por trilha. A residência chamou a atenção dos policiais por possuir dois aparelhos de ar-condicionado em funcionamento, apesar de estar em uma área remota.
Dentro do imóvel, foram encontrados uma estufa de cultivo com oito pés de maconha, além de uma balança de precisão e materiais para secagem e embalagem da droga. O local estava completamente adaptado para o cultivo de maconha, com sistemas de ventilação e iluminação. O material foi apreendido e encaminhado à delegacia de São Sebastião, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas.
A operação foi realizada após uma denúncia feita pela administração do parque, que notou movimentações estranhas na área. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio da Fundação Florestal, foi notificada pela Polícia Ambiental e informou que o imóvel será demolido nos próximos dias para evitar que seja reutilizado para atividades ilícitas.
A Polícia Civil agora conduz as investigações para identificar os responsáveis pelo cultivo e possíveis outros envolvidos. A casa será demolida para evitar a continuidade de atividades ilegais no local.