No último sábado (07), a Polícia Militar Ambiental Marítima conduziu uma operação contra a pesca ilegal e predatória nas águas de Ubatuba, localizada no litoral norte paulista. A ação, que ocorreu dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN), resultou em flagrante de crime ambiental.
Durante a fiscalização no píer da Barra dos Pescadores, os policiais abordaram uma embarcação pesqueira que acabara de atracar. Na vistoria, foram encontrados a bordo alguns exemplares de cação. O tripulante da embarcação não possuía carteira de pescador profissional, o que levou à apreensão do barco, motor e 1.000 metros de rede de emalhe. Além disso, foram lavrados dois autos de infração ambiental, totalizando R$ 2.760,00 em multas, tanto para o tripulante quanto para o mestre da embarcação, responsável por verificar a documentação.
No total, foram apreendidos 19 quilos de peixes, incluindo três exemplares de cação. Como os cações já estavam sem cabeças e vísceras, não foi possível identificar a espécie no momento. Amostras foram encaminhadas para análise por um biólogo. Caso seja confirmada a captura de uma espécie ameaçada de extinção ou protegida, novos autos de infração serão elaborados.
O pescado apreendido foi doado ao Lar Vicentino de Ubatuba, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os autuados deverão comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SEMIL) para prestar esclarecimentos.