A estação da primavera 2024 começou oficialmente no Brasil no domingo (22), às 9h44 (hora de Brasília), e a previsão para todo o país é de clima seco até meados de novembro, conforme Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME). Na Baixada Santista, porém, a condição é outra, sendo esperado o tempo úmido, além do aumento das chuvas na região.
A transição entre o inverno e o verão costuma trazer motificações na atmosfera, trazendo episódios de rajadas de vento fortes, além de pancadas de chuva fortes. A qualidade e o volume de chuvas, durante a estação, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia, apontou o Inmet.
Uma frente fria é esperada no final do mês de setembro em todo o litoral de São Paulo, o que fará com que a região não tenha o clima seco, e sim úmido.Em outubro, a tendência é que as temperaturas subam, mas ficarão amenas até novembro, quando uma onda de calor continuado deverá chegar na região.
Fenômeno La Niña
O fenômeno climático La Niña, que se caracteriza pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, principalmente na região central e leste, perto da Linha do Equador, pode causar mudanças significativas na temperatura e na precipitação em todo o mundo.
Ele deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro com 58% de chances no trimestre que vai até novembro. Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%.
Devido à ele, frentes frias marítimas poderão afetar a Baixada Santista, trazendo uma chuva constante neste período. Os nevoeiros, que vêm aparecendo com frequência na região, devem diminuir consideravelmente, visto que o principal motivo para ocorrerem é a seca e os incêndios florestais.