Nesta segunda-feira (2), Caraguatatuba recebeu 11 novos médicos que integrarão o programa do Governo Federal ‘Mais Médicos para o Brasil’. Os profissionais foram recepcionados pelo prefeito Aguilar Junior na Secretaria Municipal de Saúde. A chegada desses médicos visa atender as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem maior demanda no município, melhorando o acesso da população aos serviços de saúde.
Com a nova equipe, Caraguatatuba passa a contar com 42 médicos dedicados à Atenção Primária, fortalecendo a infraestrutura de atendimento da cidade. O programa ‘Mais Médicos’ tem como objetivo prover médicos em áreas vulneráveis de forma emergencial, melhorar a infraestrutura de atendimento e contribuir para a formação de novos profissionais de saúde.
Os novos médicos vêm de diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Maranhão, Paraná, Espírito Santo, Rondônia, Acre, São Paulo, além de um médico colombiano. As UBS dos bairros Casa Branca/Olaria, Sumaré, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Morro do Algodão e Ademir Reis (Perequê-Mirim) receberão um novo médico cada. Já as UBS dos bairros Perequê-Mirim (Maurício Borges), Porto Novo e Tinga contarão com o acréscimo de dois médicos cada.
O prefeito Aguilar Junior destacou a importância da chegada dos novos profissionais, afirmando que Caraguatatuba é conhecida por seu povo acolhedor e resiliente, e que a cidade é uma referência na área da saúde no litoral norte de São Paulo. “Nossa estrutura de saúde inclui 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Hospital Regional do Litoral Norte e o Centro de Oncologia. Sejam muito bem-vindos e façam o melhor para a população de Caraguatatuba”, afirmou o prefeito.