O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) notificou, por meio de cinco editais publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 13 de setembro, a disponibilidade de 4.622 veículos para retirada nas cidades em que foram apreendidos. Entre eles, 1.379 estão localizados no Litoral Norte, distribuídos em Caraguatatuba (640), Ilhabela (196), São Sebastião (381) e Ubatuba (162). Além disso, a capital paulista conta com mais 3.243 veículos disponíveis para retirada.
Para que os proprietários possam recuperar seus veículos, é necessário quitar os subsídios pendentes, como multas e taxas de estadia no pátio. Caso contrário, os automóveis serão encaminhados para leilão após o prazo de 10 dias.
Os editais detalham as informações dos veículos disponíveis, incluindo placa, chassi, marca, modelo e o endereço dos pátios onde estão armazenados. Além dos proprietários, também podem solicitar a retirada de agentes financeiros, arrendatários e entidades credoras, em conformidade com a Resolução 623/2016 do Contran.
Com essa publicação, o Detran-SP totaliza 16 notificações de veículos para retirada apenas no mês de setembro, somando 12.837 unidades no período. Na semana passada já havia registrado 8.215 veículos liberados.
Com o anúncio dos 4.622 veículos mais recentes, o total de unidades disponíveis para retirada no estado chega a 41.115, marcando uma nova fase nos leilões de veículos. Esses pregos foram suspensos por um ano para revisão de procedimentos, mas foram retomados em maio deste ano.