Levantamento dos dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre homicídios, furtos e roubos atestam eficiência do Sistema Integrado de Segurança Pública implantado pela Prefeitura de Guarujá
Dados do sistema oficial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) referentes ao primeiro trimestre de 2025 apontam Guarujá como destaque na Segurança Pública no Estado e a cidade mais segura do Litoral Sul. A taxa de homicídios é de 2,71 a cada 100 mil habitantes, enquanto o município com maior índice teve uma taxa quase quatro vezes maior. Se comparado ao mesmo período do ano passado, Guarujá registrou uma queda de 27,15% neste quesito.
Além disso, os índices de furtos e roubos também registraram uma queda em relação a 2024 de 9,16%. Quando os furtos e roubos incluem os que envolvem veículos, Guarujá registrou uma taxa de 506,48 para cada 100 mil habitantes nos três primeiros meses deste ano, a menor taxa do litoral sul e menos da metade da cidade que teve a maior taxa na região.
“Investimos em estratégia com a Guarda Civil Municipal (GCM), restauramos o monitoramento por câmeras que ficou desativado por muito tempo e estabelecemos uma parceria com as polícias Militar e Civil. Mas isso é só o começo”, afirma o prefeito de Guarujá.
Smart Sampa e Muralha Paulista
A intenção da Prefeitura de Guarujá é estruturar na Cidade um programa nos mesmos moldes do Smart Sampa, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, e integrado ao Muralha Paulista, programa mantido pelo Governo do Estado. Os dois programas são iniciativas de segurança pública que, embora distintos, trabalham em conjunto.
O Smart Sampa é um sistema de videomonitoramento inteligente, com câmeras espalhadas pela cidade de São Paulo, que utiliza inteligência artificial para identificar e analisar comportamentos suspeitos e alertar as autoridades em tempo real. As imagens são analisadas por algoritmos e profissionais da segurança.
A estrutura do Smart Sampa trabalha integrada ao Muralha Paulista, que conecta sistemas de segurança municipais e estaduais, utilizando tecnologias como reconhecimento facial e análise de dados para identificar e prevenir crimes, funcionando como uma rede. É a este sistema que a Prefeitura de Guarujá deseja se integrar, também.
O Muralha Paulista utiliza câmeras, reconhecimento facial, análise de dados e cruzamento de informações para identificar e alertar sobre atividades suspeitas. As informações são compartilhadas entre as forças policiais e outros órgãos.
Operação Ocupação reforça investimentos na segurança
Para aprimorar ainda mais o conjunto de ações no setor da segurança pública no Município, a Prefeitura de Guarujá implementou a Operação Ocupação, com ações voltadas à segurança, trânsito e ordenamento na região da orla e todo o Centro da Cidade. A ação teve início em 30 de maio, acontecendo de sexta a domingo. Nos dois primeiros finais de semana, nenhuma ocorrência foi registrada em Pitangueiras e toda a região do Centro, foco inicial da Operação.
O trabalho é desenvolvido em conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Equipes da Força Tarefa e Romu (Ronda Ostensiva) da GCM realizam patrulhamento em viaturas, motos e por meio de drones, com o objetivo de coibir furtos, roubos, ação de ‘flanelinhas’ entre outras infrações.
Já os agentes da Semob realizam blitzes de trânsito, além de pintura de sinalização de solo, faixas de pedestres e recuperação de placas informativas. O Município estuda estender a operação para outros bairros já mapeados pela Sedecon.